sexta-feira, 8 de julho de 2016

Rede Comunicação e Iformação


GOIABA DE CARLÓPOLIS GANHA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

goiaba de carlopolis conquista selo de indicação geograficaOs municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, receberam o selo de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial pela goiaba cultivada na região. A chancela concedida à Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC) reconhece a qualidade da fruta e agrega valor ao produto.
Para os produtores, é a certeza de que atendem os mercados mais exigentes e passam a ganhar mais pela mesma produtividade. O próximo passo da associação é conseguir um selo que abra um caminho para exportação.
A cultura, introduzida na região pela imigração japonesa, rende uma média de 15 toneladas por hectare por ano. As frutas são embaladas em envelopes de papel individualmente quando estão com aproximadamente 2 centímetros de diâmetro, para evitar que algum inseto ou animal danifique a fruta. No cultivo não são utilizados pesticidas.
Conhecida por “goiaba de Carlópolis”, a fruta é cultivada em 390 hectares dos dois municípios, sendo a maior produção de goiabas do Paraná e uma das maiores do Brasil, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Fonte : SEBRAE
 

UNICAFES ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETO CULTIVANDO SABORES DA ROÇA

Resultado de imagem para prato com leguminosasO Programa de Gênero da UNICAFES PR abriu as inscrições para mais uma edição do projeto Cultivando Sabores da Roça, iniciativa que reúne as melhores receitas da Agricultura Familiar. No ano passado o projeto recebeu 100 receitas inscritas por agricultoras de todo o Paraná. Neste ano uma das novidades do Projeto será estimular grupos de mulheres a trabalharem em grupo. Desta forma, as inscrições deverão ser feitas de maneira coletiva. Segundo a coordenação, homens que gostem de cozinhar também poderão se inscrever em algum grupo.

Em razão de a FAO ter declarado 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, a UNICAFES, parceira da instituição lançou o desafio para os participantes de preparem pratos que contenham leguminosas. Assim as receitas que conterem leguminosas entre os principais ingredientes terão uma pontuação especial.  

 Fonte Jornalismo UNICAFES PR .

 

SEBRAE/RS ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA EVENTOS INTERNACIONAIS

Os empreendedores de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais que atuam nos segmentos de salões de beleza, estéticas e indústria de cosméticos, além de negócios de alimentação, bebidas e gastronomia terão duas importantes oportunidades para conhecer o mercado no exterior. O Sebrae/RS abriu chamada pública para a composição de missões empresariais neste segundo semestre de 2016. Os editais estão publicados no endereço www.sebrae-rs.com.br/index.php/chamadas-publicas e as inscrições para participar das seleções são gratuitas.
As duas missões internacionais são para a Feira Belleza Y Salud, de 17 a 21 de agosto, em Bogotá, na Colômbia, e a Feira Sial Paris, de 16 a 20 de outubro, na França. O prazo de inscrições para a primeira é até o dia 15 de julho e o prazo para a segunda é 5 de agosto. Em cada um dos projetos, há 10 vagas disponíveis.
Conforme o edital das Chamadas Públicas, o Sebrae/RS deverá selecionar micro ou pequenas empresas ou Microempreendedores Individuais que estiverem corretamente inscritos com documentações válidas. A técnica da Gerência Setorial da Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae/RS Márcia Thier observa que o objetivo da instituição ao convocar e apoiar empreendedores gaúchos nos eventos internacionais é proporcionar oportunidades para que eles desenvolvam novos mercados, parcerias, representações ou distribuições a fim de consolidar planos de exportações.
"Há também a questão didática de incentivar que os líderes de pequenos negócios obtenham conhecimento em novas tecnologias, inovações, produtos e processos e possam incorporar ou planejar melhorias em suas próprias empresas aqui no Estado", argumenta. A participação dos selecionados não tem restrições quanto a eventos anteriores e não há a obrigatoriedade de que sejam clientes em projetos do Sebrae/RS. "Contudo, aquelas que estão de alguma forma vinculadas à instituição não podem estar inadimplentes. Após a entrega de documentação e preenchimento de cadastro conforme o edital, um Comitê Técnico analisará o conteúdo e divulgará o resultado", esclarece Márcia.
Para ambas as missões empresariais o Sebrae/RS vai subsidiar 30% do valor do pacote de viagem e coordenar as orientações técnicas para que os empresários tenham os melhores aproveitamentos nas visitas aos eventos. "Os profissionais que acompanham as missões internacionais realizam estudos antecipadamente e até mesmo preparam informes sobre focos de atenção que devem ser vistos com o olhar de adaptações para a realidade gaúcha", comenta a técnica.Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-570-0800
Fonte : SEBRAE/RS