sexta-feira, 29 de julho de 2016

MULTIPLICANDO ESFORÇOS: UNIDADES EXPERIMENTAIS PARTICIPATIVAS DE SAF SÃO SOCIALIZADAS COMO ALTERNATIVA A AGRICULTURA FAMILIAR.




Durante o mês de julho, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) realizou uma tarde de campo na propriedade de Ênio Nilo Ludwig Schiavon, para trabalhar o tema Sistemas Agroflorestais (SAF), em Pelotas (RS). Fonte: www.capa.org.br/blog/diversidade-e-sustentabilidade-em-tarde-de-campo/.
Neste dia, estiveram presentes 53 pessoas entre técnicas, técnicos, agricultoras e agricultores de diferentes regiões, com o intuito de realizar SAFs em suas propriedades, com o objetivo de melhorar a segurança alimentar por meio de frutas, tubérculos e plantas medicinais, e com vistas a proporcionar outra fonte de renda no futuro.
O agricultor Ênio Nilo Ludwig Schiavon possui uma Unidade Experimental Participativa em Sistemas Agroflorestais (UEP/SAF) que integra a rede de agroflorestas do território da Serra dos Tapes, RS, que é conformada por propriedades dos municípios de Canguçu, Pelotas, São Lourenço do Sul e demais municipalidades circunvizinhas.
A rede vem sendo fomentada pelo Projeto SAF 2 – “Construção participativa de sistemas agroflorestais sucessionais no território da Serra dos Tapes, RS” que é coordenado pelo Pesquisador Dr. Joel Henrique Cardoso, Embrapa Clima Temperado. O projeto é financiado pela EMBRAPA em sua carteira de Projetos do Macroprograma 6 – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar e à Sustentabilidade do Meio Rural, que entre suas ações de Pesquisa e Desenvolvimento consta a implantação e manejo de unidades agroflorestais, que até o momento totalizam 7 unidades implantadas, sendo 3 em Canguçu, 01 em Pelotas, 1 em Capão do Leão e 3 em São Lourenço do Sul.
No ano de 2016, o Projeto SAF 2 pretende implantar mais 5 unidades, totalizando 12 experiências concretas, que além de cumprir suas funções produtivas, sociais e ambientais, devem incentivar outras famílias e organizações a planejar, implantar e manejar unidades agroflorestais no território.
Fonte: Joel Henrique Cardoso (joel.cardoso@embrapa.br)- Pesquisador em Sistemas Agroflorestais, Embrapa Clima Temperado.