terça-feira, 21 de março de 2017

Representantes da Caisan e Consea discutem agenda de trabalho para 2017

Representantes da Caisan nacional, do Consea, das Caisans estaduais e da Comissão de Presidentes dos Conselhos Estaduais (CPCE) estão reunidos em Brasília nesta segunda e terça-feira (20 e 21) para o 15º Encontro das Câmaras Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Durante a abertura, a secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Sesan/MDSA), Lília Rahal, destacou a importância da publicação do 2° Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) e das ações que estão sendo retomadas em 2017 como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cisternas e o Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais.
“O Programa Cisternas, que é executado principalmente nos estados do Semiárido, mas que a gente começou a atuar no Norte e tem essa vontade de ampliar a atuação, está sendo retomado este ano com mais força que no ano passado. Nós conseguimos praticamente dobrar nosso orçamento do ano passado para este ano. Com isso, recuperamos nossa capacidade de execução”, disse a Lília Rahal. De acordo com a secretária-adjunta, o MDSA deve implementar o programa no Espírito Santo, além de dar continuidade no Rio Grande do Sul.
Quanto ao Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, o ministério pretende incluir mais 100 mil famílias até o final de 2018. Além disso, o PAA deve ser fortalecido nos municípios que já aderiram ao programa e também ampliado para estados e municípios que ainda não fazem parte do PAA. “Tem estados que não tem pactuação conosco e que nós gostaríamos de formalizar este ano como é o caso do Mato Grosso do Sul, que tem uma situação de insegurança alimentar permanente de indígenas e que demanda o fornecimento de cestas permanentes”, explica a secretária-adjunta da Sesan/MDSA.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o encontro tem como objetivo atualizar a agenda de trabalho em segurança alimentar e nutricional e o planejamento das atividades para este ano. A reunião está sendo realizada no Auditório do Subsolo do Prédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF).
Nova composição do Consea
A secretária-adjunta da Sesan/MDSA, Lília Rahal, informou que a nomeação dos novos conselheiros do Consea foi encaminhada na semana passada pelo ministério para a Casa Civil. Assim que for publicada no Diário Oficial, será convocada a primeira plenária de 2017.
A secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Marília Leão, lembrou que a equipe técnica do conselho tem se mantido ativa, acompanhando os debates de segurança alimentar e nutricional e atuando na agenda regulatória da Anvisa.
Serviço
15º Encontro de Caisans EstaduaisDatas: 20 e 21 de março (segunda e terça-feira)Horários: 10h às 17h30 (segunda-feira) / 9h às 17h (terça-feira)Local: Auditório do Subsolo do Bloco A, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF).
Fonte: Ascom/Consea