terça-feira, 21 de março de 2017

O papel dos indígenas na preservação ambiental

Nathan Victor
“A expansão do agronegócio, com um alto nível de degradação ambiental e contaminação por agrotóxicos do solo e dos mananciais e o confinamento a que estão submetidos os povos indígenas exigem dos poderes públicos o enfrentamento da raiz dos problemas, com a resposta da demarcação e titulação da terra, a garantia do Direito Humano à Alimentação e o acesso a políticas públicas”. A constatação está no relatório da visita do Consea aos povos Guarani e Kaiowá, no Cone Sul do Mato Grosso do Sul. O documento foi divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no último dia 13.
A violação aos direitos compromete o acesso dos Guarani e Kaiowá a alimentos, com empecilhos para o plantio de roça e da prática da pesca e da caça, entre outras atividades de subsistência dessas comunidades.
Historicamente, os indígenas se desenvolveram de forma sustentável, preservando o meio ambiente e adquirindo conhecimento e domínio de sua diversidade biológica e ecológica. O acesso à terra e a preservação do meio ambiente são condições fundamentais para a reprodução da vida, nos moldes tradicionais, nas comunidades indígenas.
Para ler o relatório, clique aqui.
Fonte: Ascom/Consea