quinta-feira, 2 de março de 2017

MDSA reafirma compromisso com segurança alimentar

Foto: Mauro Vieira/MDSA 
 
Brasília – Ao participar da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Caio Rocha, reafirmou nesta quarta-feira (30) o compromisso do governo federal no combate à desnutrição.
Segundo ele, o ministério tem o firme propósito de garantir a segurança alimentar e nutricional não apenas de famílias beneficiárias dos programas sociais. Rocha defende a criação de um grande programa de inclusão produtiva, com ações intersetoriais que reforcem a proteção social e promovam a alimentação saudável dos brasileiros.
“Somos um país que produz mais de 200 milhões de toneladas de alimentos, o que representa mil quilos de comida por pessoa. Segundo a FAO, 250 quilos seriam suficientes. O problema está na distribuição e na organização da produção”, explicou.
Na ocasião, o secretário disse ainda que o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) é dos compromissos do governo federal com a promoção da alimentação saudável e adequada. O documento é o principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019. O plano traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados para o acesso, a produção e o consumo de alimentos saudáveis.
Lista – Para o biênio 2017/2018, serão renovadas 30% das organizações da sociedade civil e 65% dos representantes do Consea. O mandato no conselho é de dois anos, renovável por um período.
Uma lista com novos nomes de instituições e seus representantes já foi entregue pelo Consea ao MDSA. Os nomes serão submetidos à Presidência da República para a nomeação. O processo deverá ser concluído no início de 2017.