terça-feira, 6 de setembro de 2016

PAA melhora a vida de agricultores familiares do Rio Grande do Sul

Foto: Mauro Vieira/MDSA
Brasília – Especialista em salames e embutidos, Osmar da Silva é agricultor familiar em Vera Cruz, município gaúcho de pouco mais de 25 mil habitantes. Por meio da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec-RS), ele vende mais de 17 tipos de salames para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Graças ao programa, a agricultura familiar tem aumentado. Vejo que muitos colegas se mantêm em pé graças ao PAA”. 
Além dos salames, o agricultor familiar também cria porcos. A produção tem destino certo: a merenda escolar de Vera Cruz. De acordo com ele, atualmente 64% da merenda escolar da cidade é feita com produtos da agricultura familiar. A família do agricultor participa ainda de feiras livres para complementar a renda. “É um programa que veio muito bem, na hora certa. Garanto que todos os produtores do nosso município estão muito satisfeitos”, conta. 
Osmar é um dos mais de dois mil expositores da 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina, em Esteio (RS). Ao visitar a exposição, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, elogiou a qualidade dos produtos. 
Durante a visita, o ministro defendeu a importância da agricultura familiar e do PAA. “O PAA é decisivo para as famílias que vivem da agricultura familiar. Ele garante a compra da produção por um preço mínimo razoável. O programa mantém os produtores no campo. É um programa com uma abrangência muito grande e que queremos ampliar no ano que vem”, destacou Osmar Terra.

De Cachoeira do Sul (RS), o agricultor familiar Ernani Macedo também está participando da Expointer. Com a adesão ao PAA, Ernani conseguiu trocar a produção de 13 hectares de fumo e iniciar o cultivo de alimentos. Na terra crescem agora mandioca, batata doce e moranga. As frutas viram geleias. “Isso tudo vai para merenda escolar. É um orgulho para mim e para a minha família.” 
Por meio da modalidade Compra Institucional do programa, o agricultor consegue vender cerca de 80% de sua produção. “Para nós, o PAA deveria ter mais produtores. O programa é um grande incentivo.” 
Expointer - O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) participa da Expointer por meio do Pavilhão da Agricultura Familiar. O investimento de R$ 800 mil beneficia 1,2 mil famílias de agricultores familiares de 120 municípios gaúchos.