terça-feira, 3 de abril de 2018

Carta Política reivindica ampliação de políticas públicas de segurança alimentar



A Carta Política do Encontro 5ª+2 destaca que é preciso fortalecer a produção agroecológica e orgânica. Imagem: Consea
A Carta Política do Encontro 5ª+2 destaca que é preciso fortalecer a produção agroecológica e orgânica. Imagem: Consea
“Neste momento de perdas e dificuldades, reforçamos nossa resistência e luta pela comida de verdade no campo e na cidade. É preciso avançar na implementação de mecanismos para o Direito Humano à Alimentação Adequada”. O trecho está na Carta Política do Encontro 5ª+2, realizado em Brasília, de 6 a 8 de março.
No documento, os participantes do encontro apontaram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como políticas públicas que precisam ser ampliadas. A carta também reivindica a ampliação do Programa Bolsa Família, da inclusão produtiva rural, das cozinhas comunitárias e dos restaurantes populares.
A Carta Política destaca ainda que é preciso fortalecer a produção agroecológica e orgânica, por meio de incentivos fiscais e da assistência técnica aos agricultores familiares.
O documento cita também a importância da reestruturação do Cadastro Único para garantia do acesso às políticas públicas para os povos indígenas, populações negras e povos e comunidades tradicionais e demais segmentos em situação de maior vulnerabilidade da sociedade.

Clique aqui para ler a Carta Política do Encontro 5ª+2.

Texto: Nathan Victor (estagiário), com supervisão de Francicarlos Diniz