quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Oficina do Sisan chega a Porto Alegre e reúne os três estados do Sul

Começa nesta quinta (3) e segue até a sexta-feira (4), em Porto Alegre (RS), a Oficina Regional do Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional], reunindo os estados do Sul do Brasil.
O encontro, que acontece no Plaza São Rafael Hotel, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS), terá a participação de 150 pessoas, que representam governos estaduais e municipais e sociedade civil de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A mesa de abertura terá a participação de Patrícia Gentil, pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Elisabetta Recine, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Darci Lauermann, pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, do Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, e Henrique Schuster, pelo Consea-RS.
Duas mesas no primeiro dia
A primeira mesa ocorre entre 10h e 11h e discute a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Debatem o tema: Patrícia Gentil, da Caisan; Francisco Fujita de Castro Mello, do Departamento de Fomento à Produção e à Estruturação Produtiva, e Andressa Beig Jordão, do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Produção Familiar (os dois últimos do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS). A moderação será feita por Elisabetta Recine, do Consea.
A segunda mesa ocorre das 13h30 às 14h30 com o título “Situação atual do Sisan, desafios e perspectivas para o futuro”. Participam como debatedores Elcio Magalhães, da Coordenação de Apoio à Implantação e Gestão do Sisan; Roseli Pittner, do Consea-PR; e Anelise Siviero Ribeiro, da Prefeitura de Canoas (RS). A moderação será de Treici Predotti, da Caisan-RS.
Apresentações e Roda de Conversa
Após as apresentações haverá debate sobre os temas tratados. Os 150 participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho com o objetivo de promover diálogos sobre avanços, potencialidades e desafios para o Sisan na região.
A partir das 16h30, até as 17h30, ocorrem a plenária de apresentação e as discussões dos resultados dos grupos. Em seguida, às 17h30, está prevista a Roda de Conversa da Sociedade Civil, sob a moderação de Elisabetta Recine (Consea).
Objetivos do encontro
O Sisan foi instituído em 2006 com a finalidade de assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA). Desde a criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre os objetivos da oficina estão o compartilhamento de experiências de mobilização social e de formulação de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional; a promoção e a atualização dos atores sobre temas relevantes à consolidação do sistema; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios.
Uma oficina em cada região
Ao todo, este ano, serão realizadas cinco oficinas, uma em cada região. A primeira foi em São Paulo (SP), nos dias 29 e 30 de junho. A do Nordeste será no Recife (PE). Já Manaus (AM) receberá o encontro do Norte e Campo Grande (MS) sediará a oficina do Centro-Oeste.
As oficinas são promovidas pelo (MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e com apoio das Caisans e Conseas nacionais, estaduais e municiais.