segunda-feira, 1 de outubro de 2018

FAO lança campanha para acabar com a fome no mundo até 2030

Conclamar a sociedade para realizar ações que possam combater a fome no mundo como evitar o desperdício de alimentos, buscar novas formas de desenvolver a agricultura e adotar um modo de vida mais saudável e sustentável. Com esses objetivos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou a campanha do Dia Mundial da Alimentação 2018 com o tema Nossas ações são nosso futuro. Um mundo #fomezero para 2030 é possível” (traduzido para o português). 
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro ‒ data de fundação da FAO, em 1945 ‒ para estimular a sensibilização e a ação em escala mundial em favor das pessoas que sofrem com a fome e responder à necessidade de garantir a segurança alimentar e nutricional para todos. São realizados eventos em mais de 130 países de todo o mundo, sendo um dos dias mais celebrados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
O progresso coletivo alcançado por vários países para erradicar a fome voltou a piorar recentemente como consequência dos conflitos prolongados, dos fenômenos meteorológicos relacionados às mudanças climáticas e da recessão econômica. Hoje, 821 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a subalimentação crônica, segundo o documento “O Estado da segurança alimentar e a nutrição no mundo em 2018” (SOFI). 
Ao mesmo tempo, os níveis de obesidade estão aumentando rapidamente e muitos países experimentam a carga dupla de fome e obesidade. Dados do relatório mostram que 1,9 bilhão de pessoas têm sobrepeso, das quais 672 milhões são obesas. Para a ONU, o mundo pode alcançar o objetivo de acabar com a fome se as nações realizarem ações tendo em conta melhores práticas e as lições já aprendidas. 
Clique aqui para acessar a campanha (versão em espanhol)
Clique aqui para acessar o relatório (versão em inglês)
Fonte: Ascom/Consea, com ONU