terça-feira, 10 de outubro de 2017

Leitura do mês: Uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural

Um retrato da construção das políticas que valorizam a produção sustentável de alimentos. A publicação “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) - Uma Trajetória de Luta pelo Desenvolvimento Rural Sustentável” é uma referência para quem defende práticas agrícolas que respeitam o ciclo natural do meio ambiente.
A Pnapo foi instituída em 2012, por meio do Decreto nº 7.794, com o principal objetivo de integrar, articular e adequar os diversos programas e ações que visam fomentar a produção orgânica. A instituição dessa política se deu marcadamente por reivindicações das mulheres do campo e da floresta, durante a 4ª Marcha das Margaridas, realizada em Brasília, em agosto de 2011.
Mas, desde a criação da lei, o que tem avançado? O que precisa ser aperfeiçoado? Essas são algumas das questões debatidas nos 15 capítulos que compõem a obra.
Entre os temas em destaque estão: a avaliação e execução da produção orgânica no Brasil, o financiamento público para a produção agroecológica, a importância dos produtos de origem biológica e a inovação no contexto da agricultura familiar.
A publicação foi organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e é resultado da análise de diversos atores da sociedade civil que atuam no campo da agricultura sustentável.
Clique aqui para acessar a íntegra do documento