quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Concurso escolhe os melhores queijos artesanais do Paraná

O Instituto Emater vai realizar um concurso para escolher os melhores queijos artesanais produzidos no estado. Serão sete etapas regionais, iniciando por Pinhão e Francisco Beltrão no próximo mês. A eliminatória será realizada em julho do próximo ano, em Curitiba, quando serão escolhidos os cinco melhores queijos do Paraná. O objetivo do concurso é identificar e promover queijos artesanais, valorizando a cultura alimentar rural e as tradições da agricultura familiar paranaense. As inscrições já estão abertas.

De acordo com Reni Denardi, do Instituto Emater, para participar do concurso o produtor deve atender a alguns critérios. O primeiro deles é produzir o queijo com leite do próprio estabelecimento rural em que vive. Também é exigida a aplicação de boas práticas no processamento do queijo. O participante deve possuir rebanho devidamente vacinado e livre de enfermidades, com atestado sanitário. O queijo não pode apresentar aditivos artificiais como conservantes e corantes. Segundo Denardi, serão analisados os queijos com, no mínimo, vinte dias de maturação no dia do concurso e feitos com leite cru ou pasteurizado. A unidade de processamento poderá ser formalizada ou não. Serão analisados aspectos como sabor, aroma, consistência, textura, cor e apresentação dos queijos.

“Normalmente o queijo artesanal é feito para o consumo próprio ou da vizinhança. Essa é uma tradição de longa data no meio rural paranaense. Queremos valorizar esse tipo de produção, assim como já é feito em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, afirmou Denardi. Para ele, o concurso é um estímulo aos agricultores familiares e vai comprovar a qualidade da produção de queijos do estado. Os organizadores do concurso acreditam que pelo menos vinte produtores devem participar em cada etapa regional.

Em outubro será feita a seleção dos melhores queijos da região de Pinhão, no dia 17, e de Francisco Beltrão, no dia 20. A Inscrição pode ser feita até o dia 5 de outubro nas unidades municipais do Instituto Emater ou pelo email concursoqueijo@emater.pr.gov.br Não há cobrança de qualquer taxa. No dia do concurso o produtor deve entregar uma peça para avaliação e degustação da comissão julgadora.

Mais  informações e ficha de inscrição em:
http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=317