segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Curitiba ganha mais uma feira de produtos orgânicos, resultado da parceria entre CPRA, Sanepar e COAOPA

Boa notícia: Curitiba acaba de ganhar mais uma feira de produtos agroecológicos. Agora, todas as sextas, quem passa pelo pátio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na Rua Engenheiros Rebouças, n.1376, poderá fazer um bom negócio ao adquirir o melhor da produção orgânica local – a preços justos e acessíveis. Alface, cenoura, beterraba, morango, compotas, temperos… É longa a lista de produtos agroecológicos comercializados nessa nova iniciativa, que é uma parceria entre o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), a Cooperativa de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica (COAOPA) e a Sanepar.
Primeira edição da feira de produtos agroecológicos da Sanepar (foto: Henrique Kugler)
Para quem não sabe, alimentos orgânicos são aqueles isentos de agrotóxicos e demais insumos químicos – que são verdadeiros venenos para a saúde humana e o ambiente natural. Além de mais saudáveis e saborosos, esses alimentos são produzidos em sistemas que prezam não só pela preservação da natureza, mas também pela justiça social tanto no campo quanto na cidade. Há ainda uma outra característica importante na produção em base agroecológica: esse sistema pode ser um valioso aliado na preservação e recuperação de rios, nascentes e demais corpos d’água que abastecem nossas cidades. É por isso, aliás, que a Sanepar tem demonstrado interesse na promoção da agroecologia. 
A primeira edição da feira agroecológica da Sanepar aconteceu aconteceu no último dia 11 de novembro. A expectativa é que, daqui em diante, ela aconteça todas as sextas-feiras das 7h30 às 14h. O público-alvo, por enquanto, são os próprios funcionários da empresa – além dos funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Secretaria da Saúde, já que a essas duas instituições ficam localizadas nas redondezas da Sanepar.
Essa iniciativa faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Sanepar e o CPRA no início deste ano. “Com essas, feiras podemos demonstrar que existem alternativas à agricultura convencional, e uma dessas alternativas é a agroecologia”, afirma o diretor-presidente do CPRA, João Carlos Zandoná. “Queremos democratizar o consumo de produtos orgânicos. Para isso, precisamos aumentar não só a demanda, mas também a produção. Assim, poderemos fazer com que esses alimentos cheguem ao consumidor a preços cada vez mais acessíveis”, comenta Zandoná.
A bióloga Daisy Maia, que também atua como gestora socioambiental na Sanepar, concorda. “Na prática, a feira é uma estratégia que nos permite incentivar o consumo de produtos agroecológicos e, aumentando essa demanda, esperamos convencer mais produtores a realizar a transição da agricultura convencional para a agroecologia”, explica.
Além das feiras, a Sanepar incluirá a agroecologia na pauta dos encontros mensais que promove entre funcionários da empresa e público externo – é um evento chamado Ecoprosa. São sessões organizadas com o objetivo de discutir alguns temas relacionados aos desafios socioambientais da atualidade.
Para o engenheiro agrônomo Ivo Melão, responsável pelo setor de socioeconomia do CPRA, parcerias como essa – entre a Sanepar, a COAOPA e o CPRA – podem funcionar como uma importante ferramenta para compartilhar os benefícios dos sistemas agroecológicos de produção. “São iniciativas que pretendemos replicar em outras instituições, para dialogar com um público cada vez mais amplo e assim disseminar a consciência do consumo responsável.”
Fonte: Henrique Kugler